4º ENCONTRO
Garanhuns, 02 dezembro de 2009
No dia 02 de dezembro, as 8 h realizou-se o 4º encontro do Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar GESTAR II, no auditório da GRE-AM. O encontro foi iniciado com uma mensagem de boas-vindas, onde foi enfocado à disposição do professor cursista na participação e aplicação das atividades em sala de aula do Programa GESTAR II, uma vez que cada um traz dentro de si uma riqueza em forma de sentimentos, experiências e conhecimentos que certamente ajudarão na construção coletiva de caminhos que resultarão no desenvolvimento da qualidade do ensino/aprendizagem.
Após a reflexão da mensagem, foram projetados alguns slides sobre as Memórias da Formação do Professor, a importância do texto memorístico na experiência humana, as dimensões da memória, o trabalho com memórias como estratégia de formação e a importância da construção do gênero textual “memorial” como ato de revivescimento auditivo, visual, gustativo e sensorial que consistiu em reviver ou estabelecer experiências passadas com maior ou menor consciência do momento presente que evidenciaram possibilidades, condições e limites de fixação da experiência. A construção do relato do memorial foi feito a partir do conhecimento histórico dos quais participaram ou foram testemunhos, ou a partir de fatos da vida cotidiana e funcionou como estratégia de formação onde se buscou o resgate das experiências e lembranças vividas em um determinado tempo e lugar em variadas circunstâncias que marcara
m o indivíduo, comparando assim, experiências vividas no passado com modos de vida no presente, resgatando o futuro. Cada cursista apresentou seu memorial e enfocou as experiências que foram significativas ou negativas para a construção da sua identidade profissional. Após as apresentações, foi abordada a relação de intertextualidade com a TP 3 que trata justamente de Gêneros Textuais.
Ficou acordado entre formadores e cursistas que o trabalho com as TP’s, Cadernos do Professor e Alunos só serão trabalhados a partir do próximo ano, uma vez que o GESTAR II iniciou-se com um período muito grande de atraso dificultando assim, a aplicação das atividades a serem realizadas em sala de aula com os alunos e que se faz necessária a continuação do trabalho no ano seguinte com a mesma turma e série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário