quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Relatório - Programa GESTAR II
5º Encontro



No dia 25 de Março de 2010, às 08 h, aconteceu o encontro do Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar GESTAR II, no auditório da GRE-AM. Iniciei o encontro com uma mensagem em slide com o título de Educar (Rubem Alves), que falava sobre a importância do “olhar” direcionado à educação. Alguns cursistas comentaram o seu entendimento, fazendo referência sobre a falta desse “olhar” para a educação nos dias atuais. Após essa atividade apresentei a pauta do dia e fizemos uma retomada de estudo com o Guia Geral, já que a turma foi acrescida de vários cursistas. Falei sobre a dinâmica do programa, salientando a importância das atividades realizadas na escola com os alunos e que deve ter o apoio da direção da escola em que cada cursista trabalha, uma vez que ficou acordado entre diretores e representantes na primeira reunião de apresentação do programa. Dando sequência à pauta, fiz uma retomada orientando os novos cursistas para a construção do memorial, utilizando como texto de apoio a crônica de Luiz Fernando Veríssimo “Quem sou eu?”. Também foi lido um memorial produzido por uma aluna do Ensino Médio do professor formador. Iniciei o trabalho com o TP 3, explicando que este dá suporte a todos os outros TPS, por se tratar de estudos realizados com os gêneros e tipologias textuais. Após as orientações, os cursistas foram divididos em 4 grupos para responder perguntas relativas a gêneros textuais. Após debate entre os grupos, retomamos o trabalho com a socialização das perguntas de cada grupo, foi um momento de interação muito rico, onde os cursistas puderam expor seus conhecimentos, trocar ideias e tirar dúvidas em relação a cada pergunta. Foi projetado um slide sobre Gêneros e Tipologias Textuais, mostrando os aspectos relevantes dos gêneros: função social, suporte, domínio e características. Foram lidos dois gêneros textuais, uma anedota e uma charge como forma de descontração. Em seguida, foi realizada a divisão de grupos para o estudo com o TP, unidades 09 que aborda Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado , seção 1: O conhecimento intuitivo dos gêneros; seção 2: Gêneros textuais e competências sócio-comunicativa e seção 3: Classificando gêneros textuais. Unidade 10 que aborda Trabalhando com gêneros textuais, seção 1: Gênero literário e não-literário; seção 2; O gênero poético; seção 3: Uma subclassificação do gênero poético: o cordel, cada grupo ficou responsável em estudar uma seção para ser socializada no próximo encontro dia 08 de Abril de 2010.
Encerrei o encontro fazendo uma breve avaliação sobre o dia e agradecendo a presença de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário