3º ENCONTRO
Garanhuns, 18 novembro de 2009
No dia 18 de novembro de 2009, as 8 h realizou-se o 3º encontro do Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar Gestar II, na sala de informática da GRE – AM. Recepcionei os cursistas com uma mensagem projetada em slide “Flores no Caminho”, a partir da mensagem foi feita uma reflexão sobre as dificuldades encontradas na profissão. A mensagem transmitiu palavras de otimismo e motivação perante os percalços que enfrentamos na profissão. Após essas atividades foi projetado o filme “NARRADORES DE JAVÉ”, para que os cursistas fizessem uma reflexão e análise em relação ao papel do escriba na sociedade, como também foram observados traços de oralidade, relação entre oralidade e escrita, análise das práticas de letramento e alfabetização.
Análise realizada pelos cursistas:
“No filme, Narradores de Javé”, o escriba era alguém responsável por relatar os fatos contados pelas pessoas da vila, ele seria o responsável para escrever e consequentemente conduzir os fatos contados pela comunidade. No povoado ele se destacava por ser o único capaz de escrever a história contada pelos moradores na linguagem culta. Tendo-se em vista que os moradores da região tinham uma característica peculiar a linguagem coloquial popular, muitos ditados populares e jargões eram utilizados.
Quanto ao letramento, esse praticamente não existia. Biá sendo o único sabedor e dominador da leitura e da escrita achava-se importante e disso se prevaleceu para ter algumas regalias, mesmo tendo consciência que não conseguiria salvar Javé de ser inundada.
A relação entre a oralidade e a escrita muito conflitante dentro do filme esteve presente o tempo todo, mas muitas hipóteses e reflexões foram abordadas.
Como educadores exercemos o papel de escriba quando proporcionamos momentos de leitura, interação e reflexão em nossos alunos. Momentos esses que os levam ao letramento e a oralidade, não sendo apenas nós os detentores do saber.
Finalizamos o encontro discutindo sobre a projeção do filme nas séries finais do Ensino Fundamental, que se bem trabalhado podemos conscientizar e despertar o interesse e o prazer dos nossos alunos pela leitura.
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